quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Na Natureza Selvagem - Chris Mccandless


Saudações poéticas a todos!

Dessa vez, resolvi homenagear uma figura diferente. Não se trata de um poeta, mas de um apreciador da literatura que fez de sua vida um exemplo de coragem, desprendimento e vivência da poesia. Christopher Mccandless, ou como ele próprio se rebatizou, Alexander Supertramp.

Travei contato com Mccandless através do filme "Na Natureza Selvagem", de Sean Penn, e ficando profundamente tocado pela história, escrevi essa poesia simples, que registra uma homenagem a sua trajetória de vida. Deixo um agradecimento ao Marcus, que indicou e emprestou o filme!

Espero que gostem do poema e recomendo que assistam o filme. Ainda espero ler o livro em breve. Novamente agradeço ao pessoal que visita o blog. Novos projetos estão surgindo e movimentando os apreciadores da poesia!



Na Natureza Selvagem
Luiz Carlos Meneses
para Christopher Mccandless

Caminho na natureza intocada,
sentindo no rosto a brisa suave.
Tingido pelo mais agressivo sol,
perder-me-ei numa selvagem jornada...

Aspiro a dias de liberdade.

Vejo os olhares tão frios
e conheço cada mazela da sociedade.
Sei que os homens anularam-se,
sei que os homens perderam os brios...

Necessito estar sozinho.

Ergo minha voz contra a hipocrisia,
nego as falsas e tolas aparências.
Cabem em mim todas as lutas
e trago no peito a mais pura rebeldia...

Farei meu próprio destino:

agora eu caminho
na natureza selvagem...

Abraços a todos!

* uma leitora havia deixado um recado no orkut, elogiando os textos. Acabei excluindo esse recado acidentalmente e sem ter respondido. Então, se essa pessoa passar por aqui, fica o meu "muito obrigado"! Volte sempre e refaça o contato!

4 comentários:

  1. Mais que as palavras, as inteções expressas me tocaram muito... encaixe perfeito com o filme, que só pelas suas tentativas o fizeram se tornar mais claro para mim! Obrigado. Excelente texto!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Éverton!
    Muito obrigado pela visita e pelos elogios!
    Volte sempre, meu caro!

    ResponderExcluir
  3. Belas palavras, meu amigo. Combina bem com o caráter McCandless/Supertramp.

    Apropósito, falei há alguns dias do projeto de um novo livro e DVD sobre a história deste grande aventureiro (só um, pois parecem ter vários outros), e o site do projeto é http://www.backtothewildbook.org "Back to the Wild". O que me surpreende é como este site esta sendo alimentado com informações da vida de McCandless. Certamente em breve surgirão muitas novas histórias deste grande homem. Um abraço! E parabéns pela bela poesia!

    "Rather than love, than faith, than money, than fame, than fairness... give-me thruth."

    ResponderExcluir
  4. Marcus!
    Bacana demais a dica do site. Darei uma olhada sim, com certeza. Agradeço novamente pelo filme e pelo elogio ao poema. Grande abraço pra você e até mais!
    Ah, baixei o documentário "The Call of The Wild", que mostra muito sobre Mccandless e as pessoas que conviveram com ele, mas ainda não consegui a legenda. Depois falamos a respeito!

    ResponderExcluir

Olá! Seja bem-vindo e obrigado por aceitar o convite, leitor!